T O P

  • By -

melecoaze

Expectativa: Premier League Realidade: CAP no módulo amarelo


femora484

punição por formarem o fernandinho


LSRaymonds

Diante desse argumento, é totalmente justo


Peleo18

A CBF é um lixo, ta cagando pro futebol brasileiro. Brasil poderia ter uma liga muito mais forte que tem. Se os clubes nao ficarem de picuinha e fizeram um esquema parecido com a Premier League (isonomia dos times, dinheiro televiso igual e vendidos em pacote pro mundo inteiro, padronizacao de qualidade de varios aspectos, equipe de marketing forte) tem um potencial enorme. O ajuste do calendario é um outro relevante. O que preocupa é se os cartolas brasileiros tem capacidade de pensar no longo prazo e nao priorizar apenas o proprio umbigo. Essa é a parte dificil.


jeorjhejerome

A parada é que as diretorias brasileiras conseguem competir com a CBF no quesito incompetência e politicagem merda.


RhykoFolks

hahaha inocente de você achar que existe a possibilidade de fazerem dinheiro televisivo igual


CraigularJoe12

a questão é que o brasil tem que tentar virar uma potencia da américa do sul, pra comandar o mercado do continente e assim conseguir ser capaz de contratar os melhores jogadores dos outros países daqui. Isso em tese até que já faz, mas enquanto a liga aqui for ganhando visibilidade os jogadores dos outros países sul-americanos vão enxergar como uma ótima oportunidade pra ganhar visibilidade e poder ir pra Europa, com isso seria capaz do brasil ser essa potencia financeira da américa do sul gastando menos com contratações de craques dos outros países daqui. Fazer dinheiro igual é difícil, mas da pra buscar melhorar o que temos, talento no Brasil pra criar uma liga forte a gente tem, vc como bom tricolor sabe que Xerem esta ai pra provar isso, mas a questão é conseguir usufruir disso. Outro ponto muito importante que tem que levar em consideração para o brasil conseguir esse monopólio na américa do sul é o campeonato parar em Data Fifa, e pelo que parece isso é uma ideia já que o brasileirão ira durar de fevereiro até dezembro. Dessa forma os times conseguem contratar os grandes jogadores dos países vizinhos sem ter que se preocupar que eles vão desfalcar os times por convocações. Isso também é um gasto do time que não da retorno, o time paga o salario para o cara não estar disponível para ele e estar servindo a seleção. A cada ganho a mais é um vitória pro futebol brasileiro como um todo.


marpe

Com o Flamengo envolvido, não vai ter nunca distribuição de dinheiro de TV igual à da Premier League. A única coisa de boa que isso poderia trazer é o ajuste do calendário, mas duvido que a CBF aprove qualquer coisa que prejudique demais os estaduais, pois são as federações que elegem o presidente da CBF.


MaestroZezinho

A distribuição de dinheiro da TV aberta e TV a cabo já segue o padrão da PL, com a diferença de que lá é 50-25-25 e aqui é 40-30-30 a pedido dos próprios clubes. O Flamengo ganha a mais é no PPV, que não existe similar lá. E honestamente, só sendo muito trouxa pra abrir mão dessa vantagem enquanto tem time com patrono botando dinheiro a fundo perdido.


MatthZambo

Se os times Ingleses pensassem assim pq "tem time com sheik botando dinheiro a fundo perdido" eles não teriam a liga mais forte do mundo


MaestroZezinho

E se eles tivessem pensado assim, talvez evitaria de 8 dos últimos 12 campeonatos terem sido vencidos pelos 2 times de magnatas que põem dinheiro a fundo perdido.


rodrigocqb

Se continuar como tá, daqui a 8 anos, os 10 dos ultimos 10 vao ter sido vencidos pelo Flamengo lol. A disparidade é absurda já.


MaestroZezinho

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_das_maiores_torcidas_de_futebol_do_Brasil A disparidade financeira é absurda porque a disparidade de torcida é absurda. Em nenhum setor econômico duas empresas que competem no mesmo segmento são isonômicas enquanto uma tem 20% da base de clientes e outra tem 1%.


rodrigocqb

O sonho de qualquer empresa é o monopólio, mas pra qualquer fan de futebol isso seria o ápice do câncer. Qual a graça de assistir a bundesliga se todo ano o Bayern ganha? Se acontecer algo assim aqui no Brasil, eu paro de ver futebol.


MaestroZezinho

A Bundesliga é um caso totalmente extremo, mas a tendência é sim reduzir o bloco superior para algo entre 4 a 6 clubes. Isso é inevitável dado que uma possível liga nunca seria um sistema totalmente fechado, então há fontes externas de renda para desequilibrar (premiações de competições continentais, por exemplo). Ref.: https://twitter.com/alex_rangel_br/status/1403281765263982594?s=19


chimasnaredenca

Mas também não dá pra igualar o cliente do Campeonato Brasileiro com os torcedores. Primeiro, porque um mesmo torcedor pode olhar jogos de outros times. Segundo, porque tem muitos torcedores de times da série B que olham jogos da série A (e vice versa). Isso tudo sem contar a audiência internacional, que tem potencial de crescimento enorme (e hoje é quase nula). Por último, deve se considerar que só sai jogo se tiver 2 times, então a audiência nunca se deve só a um lado. Jogar contra equipes fortes também beneficia o Flamengo. Ou você preferia passar o ano inteiro jogando contra o Volta Redonda?


MaestroZezinho

> Mas também não dá pra igualar o cliente do Campeonato Brasileiro com os torcedores. Primeiro, porque um mesmo torcedor pode olhar jogos de outros times. Segundo, porque tem muitos torcedores de times da série B que olham jogos da série A (e vice versa). Porque infelizmente é obrigatório comprar o pacote todo. Bota uma opção aí pra comprar só do próprio time por 70% do preço pra ver se a maioria não adere (campeonato carioca foi assim). > Isso tudo sem contar a audiência internacional, que tem potencial de crescimento enorme (e hoje é quase nula) Já tem um contrato de venda internacional contemplando uma parte garantida e outra por performance de venda. https://www.gazetaesportiva.com/campeonatos/brasileiro-serie-a/cbf-e-clubes-concluem-a-venda-dos-direitos-internacionais-de-transmissao-da-serie-a-e-b/ > Por último, deve se considerar que só sai jogo se tiver 2 times, então a audiência nunca se deve só a um lado. Se for pensar assim, toda receita de bilheteria tem que ser dividida 50-50. > Jogar contra equipes fortes também beneficia o Flamengo. Concordo, mas pedir que o Flamengo abra mão de ganhar mais (porque comprovadamente vende mais) enquanto tem time com mecenato, time devendo salário sem punição, time ganhando terreno público pra CT, etc, simplesmente não rola. Fora a hipocrisia de pedir isso no Brasileirão e ganhar mais do que os pequenos no estadual.


chimasnaredenca

Não digo que a distruibuição deve ser completamente igualitária, eu sou a favor do modelo 40-30-30. O Flamengo sem dúvida merece receber mais por ter a maior torcida e trazer mais gente, a questão é *quanto* mais. Se for muito, reduz a competitividade do campeonato, e por consequência, a atratividade do produto. Se for pouco, gera injustiça e discórdia com a torcida. Dividir receita de bilheteria não faz o menor sentido, afinal a operação do estádio não tem nada a ver com a transmissão. Quanto a oferecer pacote de PPV por clube, acho que é bem fácil ver a cagada que é isso: reduz significativamente o alcance do produto. O custo pra produção e transmissão permanece o mesmo, já que todos os jogos seguem tendo que ser transmitidos, o que significa que você não pode dar um desconto grande, porém agora muito menos gente pode assistir os jogos, o que reduz faturamento por propaganda e patrocínios. Pra valer a pena, teria que aumentar em muito as vendas, o que é bem improvável sem um desconto significativo.


vitor_z

E a tua solução pra evitar uma competição injusta é criar uma outra competição injusta. Mais fácil dividir equitativamente e regular patrocínios e participações de empresas a uma regra ffp.


MaestroZezinho

Sim, porque FFP não funcionou nem lá, não vai ser aqui que vai funcionar. A única liga esportiva que implementou com sucesso divisão de receitas e teto salarial foi a NFL e só tem como funcionar lá porque: a) é um monopólio mundial *de facto* sobre a mão de obra; b) não disputam outras competições. Então entre ter a utopia de uma liga local isonômica e ter meu time forte pra competições continentais, vou preferir a segunda opção 110% das vezes.


vitor_z

Porque tu sabes que o segundo modelo beneficia o teu time. Eu entendo, é uma escolha racional.


MonkeyBR17

O Palmeiras fez a mesma coisa na época da Turner, não? Recebendo quase o dobro dos outros clubes. Impossível imaginar que algum clube vai abrir mão de dinheiro pra ser legal com a liga ou coisa do tipo.


vitor_z

Fez e fez errado. O contrato com a Turner foi muito ruim, aliás. O Palmeiras também se beneficia com o ppv, sendo o terceiro clube a mais receber na plataforma. O simples fato do meu time se beneficiar relativamente do sistema não me impede de ser contra.


MaestroZezinho

Imagina o Palmeiras dividindo a receita do Allianz, os Cofistas vão arrancar a cabeça do Galiotte e exibir como troféu.


CallousFrigidChill8

A que se referem essas distruibuições de 50-25-25 e 40-30-30?


MaestroZezinho

40% são divididos igualmente entre todos os clubes 30% são divididos conforme número de jogos transmitidos 30% são divididos de acordo com colocação na tabela


CallousFrigidChill8

Da hora! Não conhecia isso, obrigado pela resposta!


ArthurSB

Eu acho que pode muito bem ir nessa linha as reivindicações dos clubes. O Brasileirão tá abandonado, tem o menor premio entre as principais competições e é um dos que mais exigem recursos. Se a CBF não tá cuidando do campeonato que ao menos repasse essa responsabilidade de vez aos clubes.


Tomatecruehvitamina

"Para a criação de uma liga, segundo o artigo 24 do estatuto da CBF, é necessário ter a aprovação da Assembleia Geral Administrativa. Ou seja: para tirar o poder das federações estaduais, é preciso ter a aprovação dessas mesmas federações estaduais" Ou seja, os clubes podem concordar com o que eles quiserem...


SmGo

Isso acho que nem é a CBF em si que joga contra, para ela seria uma boa tirar isso das costas dela e ficar só com a CDB e a seleção, só que as federações não vão largar o osso, e tem certos clubes que também não vão largar o osso, tem time em SP que ganha 4x oque ganha na serie B com o estadual.


MatthZambo

Mas pelo jeito o estadual vai continuar, só vão extender o brasileirao de fevreiro até dezembro, ai vão ter várias datas pro estadual


CraigularJoe12

E as federações tem mto poder, um voto do presidente da federação acreana vale mais do que o voto de qualquer presidente de um time da serie A. Vai ser dificil pra isso ai vingar numa votação, mas tem que acontecer logo.


[deleted]

Se as federações discordarem, os clubes deviam vazar.


LordTrinity

Liga própria dos clubes? Seria ótimo, quanto menos influência da CBF melhor


marioassi96

Meu Deus RAPAZIADA. ISSO É UM SONHO?


hawkalpin

Se for igual as tentativas anteriores, vai ficar no sonho.


marioassi96

Mas nas tentativas anteriores tinham todos os clubes da serie A no msm barco? Eu n lembro desse tipo de uniao por um objetivo comum.


hawkalpin

O único caso que eu conheço foi a Copa União e a criação do clube dos 13, mas a própria CBF melou o rolê. Agora é ver se essa liga vai dar certo, ou vai acabar em picuinha.


CraigularJoe12

A ideia da primeira liga era começar a fazer algo do tipo, mas foi tudo muito as pressas e bem mal feito, acabou sendo ridicularizada.


elisonpensador

Os clubes só participam da Assembleia Geral Eleitoral, que só se reúne para escolher o presidente e os vices. E, mesmo assim, eles têm peso menor nas votações. Os votos das 27 federações têm peso 3 (portanto são 81), os votos dos 20 clubes da Série A têm peso 2 (40) e os votos dos clubes da Série B têm peso 1 (ou seja, 20). É essa concentração de poder nas mãos das federações estaduais que os clubes querem discutir nesta semana. Para a criação de uma liga, segundo o artigo 24 do estatuto da CBF, é necessário ter a aprovação da Assembleia Geral Administrativa. Ou seja: para tirar o poder das federações estaduais, é preciso ter a aprovação dessas mesmas federações estaduais. PERDI DE RIR NISSO LKKKKKKK


[deleted]

É só dar a banana pras federações estaduais.


Herect

Teoricamente, as federações estaduais não deveriam ter tanto poder porque os estaduais estão perdendo relevância já faz tempo. No tempo que os estaduais eram o grosso da competição estadual até fazia sentido, mas hoje nem tanto. Porém, na prática, vai saber se isso vai se concretizar.


elisonpensador

Eu concordaria


Raoul-King

Realidade: 5 times grandes, o resto vai desistir porque vai ficar de rabo preso com federação


alstintok

Espero estar errado mas me parece mais um aumento do poder de barganha dos clubes do que algo que se realizará.


[deleted]

Se 19 clubes de série A quiserem bater de frente, não acho que as federações possam fazer alga coisa. Vão excluir os times? Dane-se, nao vai fazer falta estar na federação se puder disputar competição nacional.


GenioPlaboyeSafadao

Os outros 19 clubes olharam pro Fortaleza do professor Vodka e falaram "Se é loko, impossível competir"


mayhem1910

Semana passada eu pensei comigo mesmo "ah, desse jeito aí a melhor chance de Botafogo, Vasco e Cruzeiro é uma Copa João Havelange 2.0, e muita confusão entre os times e a CBF" Agora vem isso aí, capaz de acontecer ainda 🤣


QC_1999

Coincidência? Acho que não


AnotherInRed

O mais importante de tudo: será que dessa vez conseguem pensar em um design de troféu minimamente decente?


Goitacaz

Nooosssa mano, achei que só eu me incomodava seriamente com isso hahaha


No-Cold8082

Foi o Sport quem teve a idéia?


[deleted]

Pelo contrário


lisbk

A ideia que teve o sport?


[deleted]

Se você soubesse ficaria enojado...


CraigularJoe12

O teve que sport a ideia?


SmGo

Não adianta muita coisa se eles continuarem a comprometer 3 meses com estadual, se a CONMEBOL continuar a marcar copa america a cada 2 anos, liga nenhuma vai conseguir organizar um calendário deste jeito


AlgumaCoisa0785

Só aguardando o tapetão pro Cruzeiro, Vasco e Botafogo...


eddythrasher

Vasco e Bota devem subir esse ano no campo mesmo. Cruzeiro não deve subir nem no tapetão.


supreme_lord_of_all

Aposto um Award q nenhum dos 3 sobe 🙈🙉🙊


9dedos

Deus te ouça.


QC_1999

Só espera isso implodir para criarem a Copa João Havelange 2.0 e salvar o Cruzeiro


SatisfactionLow9103

AGORA VAI?


elisonpensador

Esses clubes tb tem q ver a questão dos estaduais e desmimar a torcida deles, amadurecelas pra entender q perder estadual n é motivo pra demitir treinador


FlaxSeedBP

Clube dos 13 Copa União Primeira Liga Já vi esse filme. Certo, hoje temos alguns clubes com gestão mais profissional, mesmo assim...


BrontBront

Oi sumida.


elisonpensador

Falaram o msm sobre a Primeira Liga pra substituir os estaduais, confia.


SmGo

Resultado eles continuam a jogar estadual, a CBF aumenta ainda mais a CDB, a CONMEBOL marca 1 copa america a cada 2 anos e a liga falha pois não vai conseguir organizar o calendário.


elisonpensador

> Os clubes só participam da Assembleia Geral Eleitoral, que só se reúne para escolher o presidente e os vices. E, mesmo assim, eles têm peso menor nas votações. Os votos das 27 federações têm peso 3 (portanto são 81), os votos dos 20 clubes da Série A têm peso 2 (40) e os votos dos clubes da Série B têm peso 1 (ou seja, 20). É essa concentração de poder nas mãos das federações estaduais que os clubes querem discutir nesta semana. > Para a criação de uma liga, segundo o artigo 24 do estatuto da CBF, é necessário ter a aprovação da Assembleia Geral Administrativa. Ou seja: para tirar o poder das federações estaduais, é preciso ter a aprovação dessas mesmas federações estaduais. PERDI DE RIR NISSO LKKKKKKK


SmGo

O pior é que não é os estaduais no geral que são o problema, são 4 ou 5 estaduais que são problema, a grande maioria podia acontecer sem prejuízo ao calendário. Mas tem certos estaduais que são um problema tipo o de SP que paga melhor que a serie B, estes times ali dificilmente vão abrir mão.


elisonpensador

Podia tornar os estaduais tipo de sp, mais interessantes, formato copa do mundo, algo assim


PMMEcatfacts

a federação ganha mais dinheiro tendo todos os clássicos dos 4 grandes na primeira fase, acho bem dificil mudarem, mas ficaria bem melhor mesmo


elisonpensador

Pse por isso tem q mudar isso de 3 votos


elisonpensador

Esse é o esperado, diferente disso seria a novidade, to bem pessimista. O futebol br vive um capitalismo burro


Commander_BigDong_69

Na primeira liga não teve a mesma adesão e se perderam muita energia brigando entre si.


elisonpensador

Flamengo tb começou o projeto e dps largou né, ficou feio. Agr c todos aderindo fica massa


bgazela

Superliga das Américas by Landim em breve


Itubaino

Essa ideia é mais Petraglia do CAP na minha opinião


Commander_BigDong_69

Eu gostaria sim. Visto que no cenário atual, uma superliga das Américas é só o Brasileirão com River e Boca. A gente finge que a Argentina é um nosso estado, Rio grande do Sul 2


CraigularJoe12

Rio grande do sul do sul


SubjectLambda2point0

Esse é o Uruguai


Commander_BigDong_69

O outro lado do Rio grande do Sul do Sul


chimasnaredenca

Rio Grande do Sul do Sudoeste


elisonpensador

Nd a ver, ñ é essa q ideia


Flamengo81-19

O que acontecerá se a CBF responder: "não"? Uma carta dessa com várias demandas que dificilmente serão concedidas tinha que ter uma ameaça junto. Senão é discurso vazio


Herect

Outra coisa que eu pensei é que isso pode ser uma tática de ancoragem para tentar arrancar concessões da CBF e federações estaduais. Ameaçar uma ruptura sem de fato querer romper só para ter uma posição favorável nas negociações.


Not_PepeSilvia

Superliga Europeia 2: Versão Brasileira


caipirinhadude

Palmeiras já requereu o reconhecimento de 5 títulos da futura Liga.


PMMEcatfacts

1951 agora vai valer como mundial e como esse titulo novo ai


vit05

Só acredito em liga se tiver um outro sócio além dos clubes. Uma empresa ou fundo com um % e o resto dividido com os clubes. Se forem só os clubes não dura 2 anos.


thunthehue

Vai demorar quanto pra alguém e quem vai quebrar a união?


QC_1999

Se durar mais de 2 anos já vai ser muito


supreme_lord_of_all

Corinthians ctz


ArmouredCapibara

No maximo no maximo 1 ano, primeiro grande/médio que for rebaixado ja vai querer romper e voltar pra cbf pra subir no tapetão.


lynxk2

Seria ótimo se não existisse clubes que acham que são maiores que tudo e todos. Isso de liga não funciona aqui. Sem contar federações e a própria cbf.


electric_junk

Está acontecendo? Podemos nos iludir novamente?


[deleted]

[удалено]


Trashhhhh2

No texto diz que o presidente renunciou ao cargo.


supreme_lord_of_all

Não rejeitou, só não assinou pq estão sem presidente no momento…


kingdomtoshare

O Sport não rejeitou. O presidente do clube está afastado; portanto, não teria como assinar o documento. Eu sei que tu és flamenguista, mas tentar ler a notícia na próxima.